VOLTA DO CEARÁ DE CICLISMO DE ESTRADA 2019
sáb., 15 de jun.
|Autódromo Internacional Virgílio Távora
3 ETAPAS - RANKING NACIONAL CLASSE 5
Horário e local
15 de jun. de 2019, 07:00 – 16 de jun. de 2019, 12:00
Autódromo Internacional Virgílio Távora , Avenida Ayrton Senna, s/n - Autódromo, Eusébio - CE, 61760-000, Brasil
Sobre o evento
REGULAMENTO PARTICULAR VOLTA DO CEARÁ 2019 - (Link PDF)
ÍNDICE
1. Calendário
2. Ranking
3. Categorias
4. CRI
5. Circuito
6. Estrada
7. Inscrições
8. Informações sobre inscrição
9. Confirmação das inscrições
10. Seguro atletas
11. Programação
12. Alinhamento na largada
13. Numeração dos atletas
14. Apoio e abastecimento dos atletas
15. Condução da bike no percurso
16. Sinalização importante
17. Área de equipe
18. Penalizações
19. Disciplina
20. Resultados e recursos
21. Pontuação
22. Premiação
23. Entrevistas campeões após prova
24. Linha de chegada
25. Torcida na pista
26. Regulamento
27. Publicidade e direito de uso de imagem
28. Responsabilidades e obrigações
REGULAMENTO E PROGRAMAÇÃO
Volta do Ceará 2019
O Regulamento e Programação poderão sofrer alterações até a data de sua publicação impressa antes da prova. Em caso de dúvida, prevalece a edição impressa e disponível na secretaria antes das etapas do evento e as decisões do Congresso Técnico realizado no dia anterior da prova.
1. CALENDÁRIO OFICIAL
1 - Etapa - CRI: 15 de junho de 2019 – 07hs Autódromo Internacional Virgílio Távora Eusébio – CE
2 - Etapa - CIRCUITO: 15 de junho de 2019 – 9h40 Autódromo Internacional Virgílio Távora Eusébio – CE
3 - Etapa - ESTRADA: 16 de junho de 2019 – CE-040 Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Beberibe.
2. RANKING BRASILEIRO
A Volta do Ceará 2019 faz parte do Calendário do Ranking Brasileiro na Classe 5 do Ciclismo de Estrada Nacional em todas as categorias, só poderão correr atletas filiados a Confederação Brasileira de Ciclismo.
ATENÇÃO: Em evento Stage Race, o atleta deve percorrer o percurso total de todas as etapas. Caso não termine uma etapa, não poderá largar na outra.
Mais detalhes sobre a pontuação do Ranking Nacional veja no site da CBC www.cbc.esp.br.
3. CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS.
É permitido o atleta correr apenas uma categoria das que seguem:
CATEGORIAS OFICIAIS
Masculino - Ciclismo Estrada
ELITE: 23 A 29 ANOS OU CRITÉRIO TÉCNICO (NASC. EM 1996 E ANOS ANTERIORES)
SUB 23: 19 A 22 ANOS (NASC. EM 2000 A 1997)
SUB-30: 23 A 29 ANOS (NASC. EM 1996 A 1990)
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 2002 A 2001)
JUVENIL: 15 A 16 ANOS (NASC. EM 2004 A 2003)
INFANTO-JUVENIL: 12 A 14 ANOS (NASC. EM 2007 A 2005)
MASTER A1 (30 A 34 ANOS - NASC. EM 1989 A 1985)
MASTER A2 (35 A 39 ANOS - NASC. EM 1984 A 1980)
MASTER B1 (40 A 44 ANOS - NASC. EM 1979 A 1975)
MASTER B2 (45 A 49 ANOS - NASC. EM 1974 A 1970)
MASTER C1 (50 A 54 ANOS - NASC. EM 1969 A 1965)
MASTER C2 (55 A 59 ANOS - NASC. EM 1964 A 1960)
MASTER D1 (60 A 64 ANOS – NASC. EM 1959 A 1955)
MASTER D2 (65 ANOS ACIMA – NASC. EM 1954 E ANOS ANTERIORES)
Feminino – Ciclismo Estrada
ELITE: 23 A 29 ANOS OU CRITÉRIO TÉCNICO (NASC. EM 1996 E ANOS ANTERIORES)
SUB 23: 19 A 22 ANOS (NASC. EM 2000 A 1997)
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 2002 A 2001)
JUVENIL: 15 A 16 ANOS (NASC. EM 2004 A 2003)
INFANTO-JUVENIL: 12 A 14 ANOS (NASC. EM 2007 A 2005)
MASTER A (30 A 39 ANOS - NASC. EM 1989 A 1980)
MASTER B (40 A 49 ANOS - NASC. EM 1979 A 1970)
MASTER C (50 ANOS ACIMA - NASC. EM 1969 E ANOS ANTERIORES)
CATEGORIA PARACICLISMO TODAS (INSCRIÇÕES GRATUITAS)
CATEGORIAS AMADORES
AMADOR MASCULINO A (19 A 35 ANOS)
AMADOR MASCULINO B (36 ANOS ACIMA)
4. CRI – Etapa 1
A prova de contra o Relógio Individual terá:
- 12km (4 voltas) para as categorias Elite Masculino, Junior, Sub 30, Master A1, Master A2
- 9km (3 voltas) para as categorias Master B1, Master B2 e Feminino Elite
- 6Km (2 voltas) para as categorias: Juvenil, Master C1, Master C2, Master D, Feminino Master A, Feminino Master B, Amador Masculino A, Amador Masculino B e Paraciclismo.
No sentido ante horário do Autódromo Internacional Virgílio Távora. A ordem de largada dentro da categoria será através de sorteio.
10 minutos antes do início do CRI, uma moto irá retirar todos os atletas do circuito, sendo terminantemente proibido aquecer no mesmo com a prova acontecendo. Os aquecimentos devem ser feitos em rolo ou entre o estacionamento e o portão de entrada do Autódromo.
O tempo do ciclista que se apresentar atrasado para largada, será contado a partir do horário relacionado na ordem de largada oficial, e sua largada só será autorizada com o ciclista parado em cima da linha de largada.
Os tempos de chegada serão tomados em segundos.
Ciclistas na corrida alcançado, não tem autorização de liderar, nem de aproveitar o vácuo do ciclista que o alcançou, devendo ficar fora da roda do outro.
O ciclista que alcança o outro deve respeitar uma distância lateral de pelo menos dois (2) metros enquanto a ultrapassagem não tiver sido definida.
A ajuda entre os ciclistas é proibida.
O atleta que descumprir essas regras será penalizado em 5 minutos na prova de CRI.
5. CIRCUITO – Etapa 2
As provas de Circuito serão realizadas com o percurso totalmente fechado, não sendo permitida a entrada de qualquer veículo, a não ser, os de controle e fiscalização.
O circuito terá 3km, no sentido horário do Autódromo
- 50min. + 1 voltas para as categorias:
Amadores e Feminino Elite, Feminino Master e Feminino Junior
Master D, Juvenil, Infanto Juvenil e Paraciclismo
- 1h + 1 voltas para as categorias
Master B e Master C
- 1h10min + 1 voltas para as categorias
Junior
- 1h20min + 1 voltas para as categorias
Master A
- 1h30min + 1 voltas para as categorias
Elite Masculina, Sub 23 e Sub 30
O ciclista que for alcançado por um grupo igual ou maior de ciclistas será desclassificado e terá que deixar a pista imediatamente ao aviso do comissário.
O atleta que levar volta antes da metade do tempo de sua categoria, deverá sair do circuito e será desclassificado. O Comissário de prova avisará o atleta, para sair do circuito.
O atleta que levar volta depois da metade do tempo de sua categoria, deverá sair do circuito, mas manterá sua posição no momento de sua saída da prova.
O desrespeito às ordens dos comissários na prova de circuito levará a desclassificação do atleta.
Não haverá volta neutra
Não será permitido aquecimento no circuito com as provas acontecendo, caso o atleta descumpra essa regra será penalizado em 10min na prova de circuito.
6. ESTRADA - Etapa 3
Na prova de estrada um arquivo para GPS será disponibilizado para os inscritos na prova através de email.
A assinatura de Súmula encerra-se 10 minutos antes da Largada Oficial
Os ciclistas e seus diretores esportivos ou chefes de equipe, deverão estar juntos no local de concentração ao lado da largada neutralizada, 30 minutos antes do horário previsto.
Iniciaremos em pelotão neutralizados com os comissários a frente, do Autódromo Internacional Virgílio Távora, pelotão controlado até o Posto Policial Rodoviário Estadual.
Percurso 1
Serão 137 km de percurso para as categorias Elite Masculina, Sub 23, Sub 30 e Master A, saindo do autódromo os pelotões irão andar em velocidade controlada pelo comissário por 16 km, onde o mesmo fará a largada lançada na CE 040, após o viaduto do Iguape. O retorno será no quilometro 87, depois da cidade de Beberibe 26km, haverá uma placa de retorno 200 metros antes do mesmo. Após o retorno serão 45km até a chegada que será na cidade de cascavel nas antenas, ponto mais alto do percurso.
Percurso 2
Serão 71km para as categorias Feminino Elite, Feminino Master, Master D Master C, Master B, Juvenil e Amadores. Saindo do autódromo os pelotões irão andar em velocidade controlada pelo comissário por 16 km, onde o mesmo fará a largada lançada na CE 040, após o viaduto do Iguape. O retorno será no quilometro 56, antes da cidade de Beberibe 2km, haverá uma placa “RETORNO 71KM”, 200 metros antes do mesmo. Após o retorno serão 15km até a chegada que será na cidade de Cascavel nas antenas, ponto mais alto do percurso. Seguem a Todos na Rodovia CE-040
Os Comissários estão autorizados a retirar da prova os ciclistas com atraso, a critério do Colégio de Comissários.
7. INSCRIÇÕES
www.fcc.esp.br
Serão disponibilizados 300 (trezentas) inscrições, confira se os dados estão corretos, principalmente data de nascimento. Efetue o pagamento por boleto ou cartão de crédito até as datas limites de valores e de vencimento.
Todas as categorias o valor da inscrição é de R$ 170,00 (cento e setenta reais) até dia 15 de maio de 2019. Após essa data, se ainda houver vagas o valor será de R$ 200,00 (duzentos reais), até o congresso técnico.
Esses valores o atleta corre as 3 etapas.
8. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE INSCRIÇÕES
www.fcc.esp.br
ATENÇÃO : Não será permitido correr sem está filiado
Se o atleta inscrito em uma categoria oficial, não apresentar a carteirinha da CBC ou carta comprovando a filiação em 2019 no momento da confirmação da inscrição, será cobrado um valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais para filiação), gozando de todos os direitos.
Atletas de outros estados não renovados, pagaram uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais), para correr os 3 dias sem pontuação no ranking nacional.
Evite problemas entrando em contato com a CBC e/ou a Federação Estadual com antecedência.
O atleta menor de idade deve colocar os dados do responsável legal (CPF e carteira de identidade) e o mesmo deve assinar a ficha de inscrição no congresso técnico.
Não faremos inscrições DEPOIS DOS PRAZOS DE INSCRIÇÃO.
A inscrição é pessoal e não poderá ser transferida a terceiros e/ou devolvida em nenhuma hipótese.
Leia os Regulamentos da UCI, CBC e FCC
http://www.cbc.esp.br/modalidades/regulamento/busca/estrada
https://www.fcc.esp.br/regulamentoestrada2019
Não faremos inscrições DEPOIS DOS PRAZOS DE INSCRIÇÃO.
A inscrição é pessoal e não poderá ser transferida a terceiros e/ou devolvida em nenhuma hipótese.
9. CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Antes do Congresso Técnico, na Secretaria de Prova, os atletas terão que confirmar suas inscrições, devem também levar um documento original ou cópia autenticada e o comprovante de pagamento. O atleta que não apresentar o documento não corre. Menores de 18 anos devem levar, também, o documento original ou cópia autenticada do responsável legal; O atleta deve, obrigatoriamente, apresentar a carteirinha da CBC ou algum documento que comprove sua filiação.
10. SEGURO ATLETAS
A Organização da Prova possui um seguro individual para cada um dos participantes da TOKIO MARINE SEGUROS
11. PROGRAMAÇÃO
Dia 14 de junho de 2019 – sexta feira
14hs Abertura da Secretaria de prova no Auditório da Secretaria de Esportes do Estado do Ceará, para confirmação e recebimento dos números.
18hs Encerramento da Secretaria de prova.
18hs01 Abertura do Congresso Técnico
19hs Fim do Congresso Técnico
19hs01 Abertura da Secretaria de Prova
20hs Encerramento das Inscrições
20h30 divulgação do horário de largada em www.fcc.esp.br
Dia 15 de junho de 2019 – sábado
1ª ETAPA – CRI
6hs Concentração
07hs Início do CRI na seguinte ordem de categorias:
Paraciclismo, Amadores, Master D, Master C, Juvenil, Feminino Master, Feminino Junior, Elite Feminina, Master B, Junior, Master A, Sub 23, Sub 30 e Elite Masculino
2ª ETAPA – CIRCUITO
09h40 largada das categorias:
Amadores e Femininos
10h40 largada das categorias:
Master D e Juvenil
11h45 Largada das categorias
Master B e Master C
13h30 largada das categorias:
Master A e Junior
15h00 Elite Masculino, Sub 23 e Sub 30
Dia 06 de junho de 2019 - Domingo:
3ª ETAPA - ESTRADA
06h00 Concentração
7h00 Largada Neutralizada e controlada
7h50 Largada oficial lançada
12h00: PREMIAÇÃO NO AUTÓDROMO INTERNACIONAL VIRGÍLIO TÁVORA
13h30: Encerramento
Atenção: Dependendo do número de inscritos nas categorias, a organização do evento poderá inserir uma ou mais largadas dividindo ainda mais as categorias, e adiando as largadas. No Congresso Técnico a organização decidirá se irá manter ou aumentar o número de largadas.
12. ALINHAMENTO NA LARGADA:
Na segunda etapa, alinharemos na frente os 10 primeiros colocados do Ranking Nacional das categorias do ano vigente.
Caso a largada seja queimada a Direção de Prova poderá optar por abortá-la e repeti-la. Caso a largada seja considerada válida, mesmo com a infração, o atleta que queimar a largada será punido com 3 minutos na área de largada ou ter o tempo da punição somado ao seu tempo final de prova. A punição será definida pela Direção de Prova.
13. NUMERAÇÃO DOS ATLETAS E BICICLETAS
O atleta receberá na primeira etapa um par de números dorsais e adesivos de capacetes que serão utilizados em todas as 3 etapas obrigatoriamente
Extravio ou perda acarretará o pagamento de R$ 10,00 para aquisição de cada numeral (R$ 20,00 o par).
Os números danificados serão trocados pela organização, sem ônus para o atleta, desde que o material danificado seja entregue à organização na secretaria;
Apenas a organização poderá colocar ou retirar propaganda das placas, sob pena de multa e desclassificação do atleta;
A mudança na programação visual da numeração (a placa não pode ser cortada ou ter adesivos colados, por exemplo) obrigará o atleta a adquirir numeral novo, estando sujeito à punição ou desclassificação.
Reparo ou troca de qualquer parte da bicicleta, ou da bicicleta inteira será permitido.
O lacre é o adesivo do capacete que possui chip;
IMPORTANTE: o atleta receberá o numeral com chip instalado no adesivo. Cada atleta será responsável pelo numeral da sua bicicleta durante a prova. Lembre-se: o atleta que estiver sem o numeral na bike será desclassificado imediatamente.
O NUMERAL DEVE SER DEVOLVIDO APÓS A BANDEIRADA DE CHEGADA para retirado do chip.
14. APOIO E ABASTECIMENTO AOS ATLETAS
A equipe de apoio deverá credenciar os seus integrantes com a organização. Apenas as pessoas credenciadas poderão permanecer nas áreas do circuito para dar apoio;
O reparo mecânico pode ser feito pelo atleta, pela equipe e/ou terceiros credenciados;
O atleta pode carregar peças e ferramentas desde que não cause perigo para ele e outros competidores;
Os atletas podem trocar pequenos favores entre si, como alimentos e ferramentas.
Na prova de CRI e de CIRCUITO
O abastecimento estará aberto em todo o circuito, exceto 200 metros antes e 200 metros depois da linha de Largada / Chegada.
Auxílio Mecânico: fica autorizado unicamente pelo lado direito da pista no acostamento, atrás do ciclista.
O atleta não pode acessar seu apoio indo na contramão ou cortando caminho do Circuito.
O atleta que precisar parar sua bike no apoio deverá fazê-lo sem atrapalhar outros atletas
Na prova de ESTRADA
Na etapa de Estrada a Organização disponibilizará motos neutras para abastecimento de água para os atletas
A equipe participante terá direito a utilização de um carro de apoio na caravana de veículos durante a 3ª etapa de estrada, seu posicionamento será pela classificação após 2ª Etapa geral individual. Os números de caravana de uso obrigatório serão fornecidos pela Organização. Haverá caravana somente na 3ª Etapa de Estrada .
Não será permitido apoio e abastecimento feito por CAROS DE APOIO E OU MOTOCICLETAS DE APOIO EM MOVIMENTO.
Comunicação na pista não é permitida (rádio, celular, etc.) entre os atletas e equipe. O atleta que estiver se comunicando será automaticamente desclassificado .
Motos farão os abastecimentos dos pelotões, com isso a caravana só fará apoio técnico em caso de quebra ou pneu furado
O atleta deve levar sua alimentação de prova no bolso.
Faltando 15km para o final enceraremos os abastecimentos
O atleta que precisar parar sua bike, deverá fazê-lo fora da pista por onde estão passando outros atletas para não atrapalhar.
O apoio mecânico das equipes deve ser feito somente atrás do pelotão. O reparo mecânico pode ser feito pelo atleta, pela equipe e/ou terceiros credenciados;
O atleta pode carregar peças e ferramentas desde que não cause perigo para ele e outros competidores;
Comunicação na pista: não é permitido nenhum tipo de comunicação (rádio, celular, etc.) entre os atletas e entre atletas e equipe. O atleta que estiver se comunicando será automaticamente desclassificado;
15. CONDUÇÃO DA BIKE NO PERCURSO
Na etapa de Estrada, existem muitos trechos do percurso onde trafegam automóveis e motos. Os atletas devem ter atenção com o trânsito e trafegar somente pela faixa da direita e acostamento.
16. SINALIZAÇÃO IMPORTANTE
Na prova de estrada o retorno de cada categoria, haverá uma placa informando, RETORNO 71KM e RETORNO 137KM ao lado direito da pista.
17. ÁREA DE EQUIPE
A organização reservará um espaço para as equipes montarem suas tendas próximo ao evento.
18. PENALIZAÇÕES
É obrigatório o uso de capacete durante as competições.
O uniforme oficial de ciclismo compreende: camisa de manga curta ou longa (não é permitido uso de camisas de seleções nacionais, de qualquer país, equipes mundiais que tenham cores do campeão nacional de qualquer país, as camisas de campeão mundial, etc.), bermuda ou bretelle, sapatilha / tênis.
O uso de manguitos, perneiras ou calça comprida só será permitido mediante a apresentação de atestado médico que justifique tal uso, como por exemplo, em casos de câncer de pele ou até mesmo, alta probabilidade para tal doença.
O atleta que não estiver usando os equipamentos de segurança será desclassificado, não é permitido usar fones de ouvido na pista.
Serão desclassificados os atletas que fornecerem falsas informações, praticarem manobras desleais com outros atletas, tiverem conduta anti-desportiva mesmo não sendo no momento da prova, atalharem por caminhos não permitidos ou pegar carona ou o atleta não possuir pelo menos um dos números de identificação durante a prova, estar acompanhado por terceiros no percurso, largar fora da área de sua categoria, desrespeitar membros da organização, tumultuar o trabalho da Organização (desde a inscrição até a premiação), não apresentar todos os comprovantes e outros previstos no regulamento da UCI, CBC ou FCC;
Se o atleta ou sua equipe de apoio sujar os locais de parada e percurso, poderá ser penalizado mesmo durante os 3 dias, com tempo de até 5 minutos.
As infrações cometidas durante as provas serão penalizadas de acordo com a tabela de penalidades contidas no Regulamento Geral da U.C.I. – União Ciclista Internacional.
19. DISCIPLINA
A Confederação Brasileira de Ciclismo, a Direção Geral e o Colégio de Comissários serão rigorosos na observância da obediência ao presente regulamento por todos os participantes. De forma alguma permitirão qualquer deslize disciplinar ou esportivo.
Todos os integrantes da prova, indistintamente, estarão sujeitos às penalidades por desrespeito ao regulamento, aos dirigentes responsáveis pela prova e as autoridades policiais.
Quando o faltoso for atleta ou representante do Estado, a penalidade que o atingir poderá estender-se a toda equipe, podendo a mesma ser desclassificada e desligada da prova, tal seja a gravidade da falta, a critério do Colégio de Comissários.
20. RESULTADO DA PROVA E RECURSO
Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados. Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela Organização e divulgado como oficial;
Somente serão aceitos recursos por escrito (pegar formulário na secretaria) e acompanhados de um depósito de R$ 100,00. Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.
Se depois da premiação houver alguma correção de resultados a organização não será responsável por fazer a entrega ou troca de prêmios entre os atletas.
21. COLOCAÇÃO E RESULTADOS
A colocação e resultados dos campeões da Volta do Ceará 2019 será feita de acordo com a somatória de tempo das 3 provas, o vencedor será o que tiver menor tempo depois das 3 etapas.
Será declarada “Equipe Campeã” aquela que obter o maior número de campeões da Volta do Ceará 2019 entre todas as categorias participantes pela ordem de chegada da classificação final.
As equipes poderão ser compostas de no mínimo de 4 atletas e no máximo 6 atletas independente da categoria, deverão utilizar o mesmo uniforme,
22. PREMIAÇÃO
Para subir ao pódio o atleta deverá estar de uniformizado. O atleta que estiver descalço, de chinelo, sem camisa, não será premiado e perderá o prêmio, mas não os pontos;
O atleta campeão pode levar ao pódio sua bike para exposição;
O atleta que não estiver no pódio no momento da premiação perderá o prêmio, porém não perderá os pontos adquiridos;
PREMIAÇÃO GERAL AO FINAL DA VOLTA DO CEARÁ 2019 TERÁ UM TOTAL DE R$ 16.000,00 (Dezesseis mil reais)
Será distribuído medalhas de participação para todos os que completarem a prova.
Será premiado com medalhas de 1º ao 5º os campeões de cada etapa em todas as categorias
Será premiado com troféus do 1º ao 5º colocado de cada categoria no resultado final da Volta do Ceará 2019.
EM DINHEIRO
ELITE MASC, SUB 23 E SUB 30 (3 categorias juntas disputando os valores que seguem:
1º R$ 1.200,00
2º R$ 750,00
3º R$ 500,00
ELITE FEMININO:
1º R$ 800,00
2º R$ 400,00
3º R$ 200,00
MASTER A (30 a 39 ANOS GERAL):
1º R$ 800,00
2º R$ 400,00
3º R$ 400,00
MASTER B (40 a 49 ANOS GERAL):
1º R$ 500,00
2º R$ 300,00
3º R$ 200,00
MASTER C (50 a 59 ANOS GERAL):
1º R$ 400,00
2º R$ 300,00
3º R$ 200,00
MASTER D (60 a 69 ANOS GERAL):
1º R$ 300,00
2º R$ 200,00
3º R$ 100,00
MASTER FEMININO (30 ANOS ACIMA):
1º R$ 200,00
2º R$ 100,00
3º R$ 100,00
JUNIOR E JUVENIL:
1º R$ 300,00
2º R$ 200,00
3º R$ 100,00
OBS: 1 – Só haverá premiação em dinheiro as categorias com mais de 6 atletas
2 - A premiação em dinheiro para Master A, B, C e D, e as categorias femininos oficiais, levará em consideração os 3 melhores gerais no pelotão, A1 e A2 no pelotão, B1 e B2 no pelotão, C1, C2 e D, Fem. Elite e Fem. Máster respectivamente.
3 – A premiação em dinheiro será através de transferência bancaria até 15 dias úteis após o evento.
OBS: CATEGORIA AMADOR TERÁ BRINDES DE PREMIAÇÃO E NÃO TÊM PREMIAÇÃO EM DINHEIRO
23. PARA OS GANHADORES DAS ETAPAS NA ELITE MASCULINA E FEMININA
Os atletas que forem os campeões da etapa e o líder do campeonato deverão dar suas entrevistas, obrigatoriamente, na frente do painel do evento instalado próximo da linha de chegada. O não cumprimento deste item poderá acarretar em advertência ou multa, de acordo com o comissário da CBC presente no evento.
24. LINHA DE CHEGADA
A linha de chegada em todas as etapas será debaixo do pórtico. Nossa apuração será COM CHIP. Qualquer dúvida pergunte a direção de prova.
25. TORCIDA NA PISTA
Dando a oportunidade de o público ver a maior parte da pista, dentro das áreas onde existem, desde que permitido pelos órgãos de meio ambiente. O objetivo com isso é popularizar e valorizar a modalidade para que o público possa ver mais detalhes do ciclismo de estrada e as dificuldades que os atletas têm que enfrentar.
Aos atletas, pedimos que peçam aos membros de sua equipe e amigos (que conhecem a modalidade) que orientem as pessoas na pista durante a competição.
Existem fiscais de pista para orientar e garantir o bom andamento da prova, mas é preciso uma vigilância constante de todos, orientando as pessoas de como se comportarem.
Para garantir à segurança das pessoas e dos atletas a regra é básica: não andar dentro da pista e quando alguém for cruzar a pista procurar fazê-lo onde tiver um fiscal de pista para ajuda-lo.
MUITO IMPORTANTE: não encoste, corra o lado ou ajude o atleta durante a competição. Caso isso aconteça o atleta será automaticamente desclassificado (veja mais detalhes no item Apoio).
Ao ouvir um apito fique atento, pois ele pode indicar que atletas estão vindo em condições de corrida ou treino e a pista tem que estar livre.
Em caso de alguma queda de atleta ou acidente não invada a pista na tentativa de ajudar. Sempre terá por perto um fiscal ou socorrista que são as pessoas qualificadas e treinadas para ajudá-lo.
Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para orientá-los em toda pista.
26. REGULAMENTO
Serão seguidos regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da FCC (Federação Cearense de Ciclismo). Os mesmos estão disponíveis nas entidades.
27. PUBLICIDADE E DIREITO DE USO DE IMAGEM
A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada. Os atletas que tiverem alguma restrição ao uso de sua imagem deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens serão tidas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data, sem qualquer compensação financeira, por tempo indeterminado.
28. RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES
1) A organização, os hotéis, Prefeituras Municipais, UCI, CBC, FCC, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes durante o treinamento ou competição;
2) É obrigação de cada atleta providenciar toda a comida e bebida que for consumir durante a competição. A título de apoio suplementar, a Organização poderá fornecer água potável para cada atleta inscrito, em postos de controle ao longo do percurso;
3) É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico (para assistência/cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que apoiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado, deverá solicitar nota fiscal e será reembolsado pelo seguro.
Zelar pela boa imagem do ciclismo olímpico e pela preservação da natureza não jogando lixo no percurso
Casos omissos serão julgados pela Direção de Prova e comissários responsáveis. A organização do evento se reserva no direito de alterar a data e local da realização das provas com 7 dias de antecedência, como qualquer outra clausula e/ou condições do presente regulamento com 24 horas de antecedência ficando ajustado que toda a divulgação de eventual alteração será feita através do site oficial do evento www.fcc.esp.br.
Para dirimir qualquer dúvida oriunda do presente, fica eleito o foro da comarca de Fortaleza, CE.